0

Seus produtos

Nenhum produto no carrinho.

Vulva x vagina: diferenças e cuidados
Publicado em: 14/04/2020

Vaginas Smelling GIF

Antes de cuidar do nosso corpo, precisamos conhecê-lo e entender como ele funciona. Todos conhecemos nossa vagina, mas você sabe o que é a vulva? SPOILER: não é a mesma coisa! 

Quando a gente fala dos genitais femininos, “vagina” é a palavra genérica que todo mundo usa; mas na verdade vagina é apenas a parte interna da anatomia feminina. É o tubo muscular que vai da entradinha que a gente vê por fora, até o colo do útero. 

A vulva, por sua vez, é a parte externa do canal vaginal , formada pelos grandes e pequenos lábios. É nela que se encontram o clitóris (amo), a saída da uretra e a entrada da vagina, tudo protegido por pelos pubianos.

coreografia-vagina

Então, quando falamos de higienização vaginal, estamos mesmo é falando da vulva. Sua vagina não precisa de limpeza! Ela se cuida muito bem sozinha, obrigada, e ainda mantém o equilíbrio do próprio Ph e da flora bacteriana.

Nick Young Wtf GIF

E pra quem se perguntou, o que seria essa tal de flora bacteriana, é como chamamos o conjunto de microrganismos que vivem no nosso canal vaginal.  Assim como a flora intestinal, essas bactérias são nossas colegas, e tem funções muito importantes como:

Manter bactérias perigosas de fora

Além de serem muito mais numerosas, algumas bactérias boas podem produzir antibióticos que ajudam a combater as invasoras. 

Manter o Ph da vagina

Quer dizer, quão “ácida” é a sua vagina. Você já notou, por exemplo, que calcinhas de cor escura podem desbotar onde entram em contato com a vulva? Pois é,  isso é porque esse ambiente é um tanto ácido. Naturalmente! 

Ou seja, sua vagina está muito bem cuidada. 

Para tomar conta da sua flora vaginal, é importante manter um estilo de vida saudável: uma dieta equilibrada, incluindo muitos vegetais, tomar muita água, dormir pelo menos 8 horas por dia e  praticar atividades físicas regularmente!

Limpeza Externa

 

Clean Chores GIF by Samm Henshaw

Sua vagina já está um tanto quanto protegida, mas e a vulva?

 Primeiro, vamos te tranquilizar; toda mulher tem seu próprio cheiro. É totalmente normal, e a gente promete que não tem nada de errado com sua vulva por conta disso. Pode ficar tranquila!

 Mas essa é uma área que precisa sim de higienização. Nada muito complexo; limpar gentilmente com os dedos, água, e sabão neutro é tudo que você precisa. Não use produtos perfumados, antissépticos, ou um monte de produtos diferentes. O excesso de químicos pode matar as bactérias boas que vivem por ali, afetando o pH e a saúde da sua vagina.

E lembre-se: a higienização deve ser feita apenas na área externa!

Pelos Pubianos Não São Vilões

 

skills janice GIF

 

Muitas mulheres e também homens, preferem depilar os pelos pubianos por achar ser mais higiênico. Mas não é bem assim…

Alguns especialistas são contra essa prática, pois a manutenção desses pelos é importante para proteger os órgãos sexuais contra microorganismos que podem causar infecções. 

Não existe um consenso médico sobre se faz mal depilar a vulva ou deixar tudo in natura. Mas, se você é daquelas que gosta de “tirar tudo”, esteja sempre atenta a qualquer alteração em corrimentos ou cheiro da região, além de dor ou desconforto. Esses são os sinais clássicos de qualquer desequilíbrio na sua vagina. 

Cuidados Extras

 

Como bônus, alguns cuidados com a vagina que você pode ter são:

Use calcinhas de algodão, que são bem ventiladas e absorvem umidade. Ou seja, o maior conforto possível. Quando estiver em casa, ou dormindo, alguns ginecologistas até sugerem que o ideal é ficar sem calcinha para deixar a vulva respirar.

 Higienize seus brinquedos. Sempre! Os vibradores e bullets quando não higienizados podem ser uma fonte de contaminação para a nossa vulva ou vagina. Existem produtos especiais para facilitar essa higienização, mas de qualquer forma, sempre se lembre de limpar os brinquedos depois da diversão. Também é uma boa ideia deixá-los bem guardados, para evitar a chance de acúmulo de pó ou ácaros!

Experimente técnicas de pompoarismo. Esses exercícios, especialmente desenvolvidos para fortalecer a musculatura da vagina, são saudáveis para a vulva e para a vagina. Eles estimulam a circulação sanguínea, que ajuda o corpo a manter a musculatura saudável e combater infecções. Também ajuda a evitar problemas como incontinência urinária, por exemplo! E de quebra, tem umas vantagens beeemmm interessantes para o orgasmo feminino.

Ficou alguma dúvida? Manda um direct pra gente! 

 

Fontes:

https://www.nhs.uk/live-well/sexual-health/keeping-your-vagina-clean-and-healthy/

https://www.womenshealthmag.com/health/a19988510/healthy-vagina/

https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/para-que-servem-os-pelos-pubianos.html

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTITUCIONAL

CONTATO

direct@semvergonhaz.com.br 

(11) 93399.5638

CNPJ: 29.773.800/0001-27

SE INSCREVA NA NOSSA NEWSLETTER

NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE RECEBER NOSSAS NOVIDADES NA SUA INBOX

Cadastro efetuado com sucesso!