A Importância da Educação Sexual
Publicado em: 30/11/2020

School Think GIF by SoulPancake

Quando você escuta “educação sexual”, qual é a primeira coisa que te ocorre?

Vai ser difícil de adivinhar, porque o tópico é amplo mesmo! A educação sexual varia muito, por exemplo, de idade para idade e é mais importante do que nunca na adolescência. 

Existe um grande tabu na hora de falar sobre educação sexual. Especialmente com crianças! A gente sabe que esse tema é polêmico, mas aqui a gente vai explicar o que é educação sexual, e porque ela é tão importante.

 

O Que é Educação Sexual?

Educação sexual é o ensino da sexualidade humana. E isso inclui desde biologia básica, entender o funcionamento do corpo, dos genitais… até sexualidade e relacionamentos! Educação sexual vai muito além de ensinar como se veste uma camisinha.

Condom Sex Education GIF by LIEBESLEBEN

(Mas sim, ainda é importante ensinar como se veste uma camisinha.)

Educação sexual básica, importantíssima no começo da adolescência, fala de tópicos como DSTs, prevenção de gravidez… mas também pode falar sobre como se comunicar com x parceirx, o que é consentimento e ensinar sobre as diferentes orientações sexuais. 

 

Por Que a Educação Sexual É Importante?

Spying I Hear You GIF by NOW WE'RE TALKING TV SERIES

Por que, antes de tomar uma decisão, você precisa de informação!

Especialmente para quem ainda é jovem, é muito importante saber o que está acontecendo antes de se decidir fazer sexo. É preciso saber os riscos, como DSTs e gravidez, saber como tudo funciona, como se proteger, e como conversar sobre o que você quer. 

E não é sempre fácil, não é? Em qualquer idade, às vezes é difícil pedir o que a gente quer! Não queremos deixar x parceirx chateado, ou não sabemos como pedir… às vezes dá um frio na barriga. E se estamos cheios de dúvidas, fica ainda mais difícil.

Para adolescentes, todas as pesquisas concordam… uma boa educação sexual diminui riscos de gravidez, DSTs, e ajuda a ter a entrada na vida sexual quando a pessoa se sente pronta e confortável.

 

Mas e Para Adultos?

Homer Simpson Books GIF

Para começo de conversa, não foi todo mundo que aprendeu sobre esses tópicos quando era adolescente. Então, se você já tem vinte, trinta, quarenta anos e quer aprender agora… bola para frente! Nunca é tarde demais!

Mas mesmo na vida adulta, a educação sexual não precisa parar. Isso porque, com cada novx parceirx, e à medida que a gente vai amadurecendo, os gostos mudam. Podemos experimentar coisas novas. Aprender cada vez mais sobre os nossos corpos!

Por exemplo, muitas pessoas com um clitóris não sabem que amigo maravilhoso ele pode ser. E a gente tem alguns fatos bem interessantes para quem tem pênis.

E o mais importante de tudo na educação sexual…

Consentimento

De Acuerdo Yes GIF by Hannah Bronfman

Um conceito de ouro, que vale para todas as áreas da vida, não só na cama! Um “sim” só vale de verdade se ele for…

  • Livre. Ou seja, não conta se você se sentir pressionada, ameaçada… “sim” só é “sim” se você pode dizer “não” sem medo! 
  • Reversível. “Sim” agora não significa “sim” para sempre. Você sempre pode mudar de ideia.
  • Informado. Você não pode dizer “sim” se não entende a situação totalmente. Por exemplo, se alguém mentir sobre usar uma camisinha!
  • Específico. “Sim” para uma coisa não significa “sim” para tudo. Você pode dizer “sim” para uns amassos, mas “não” para o sexo, por exemplo.

 

E se ficaram dúvidas, pode mandar um direct pra gente! Afinal, educação sexual é pra vida toda 😉

 

Fontes

https://www.plannedparenthood.org/learn/relationships/sexual-consent

https://www.unfpa.org/comprehensive-sexuality-education

https://advocatesforyouth.org/resources/fact-sheets/sexuality-education-2/

 

0 comentários

0 comentários

INSTITUCIONAL

CONTATO

direct@semvergonhaz.com.br 

CNPJ: 29.773.800/0001-27

SE INSCREVA NA NOSSA NEWSLETTER

NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE RECEBER NOSSAS NOVIDADES NA SUA INBOX

Cadastro efetuado com sucesso!